Para receber Reiki a distância envie o seu nome, data de nascimento e uma breve descrição do problema para o e-mail:
E-mail: denise_ferreira.1@hotmail.com
As solicitações recebidas são guardadas em uma caixa especial e recebem Reiki diariamente.
Princípios Espirituais do Reiki
- precisamente hoje, não te preocupes
- ganha teu pão diário honestamente
- demonstra gratidão com tudo que é vivo
- precisamente hoje, não te aborreças
- honra teu pai, mestre e idosos
| |
| |||
|
O que se pode tratar com o REIKI?
Geralmente os tratamentos de Reiki motivam as pessoas e aumentam a sua capacidade para tomarem decisões que estão reprimidas. Se têm tendência a sofrer de ansiedade, nota-se que ficam menos receosas.
O Reiki aumenta a auto confiança e auto estima, faz diminuir a irritabilidade e a impaciência e dá o recetor energia para agir de forma tolerante para com os outros. O Reiki deixa que a raiva e o desgosto se libertem, depois de terem convivido connosco durante anos, anos, por vezes desde a infância. Os efeitos iniciais de carácter emocional, espiritual ou físico, podem ser imediatos ou manifestar-se entre 24 e 36 horas após o tratamento.
Geralmente os tratamentos de Reiki motivam as pessoas e aumentam a sua capacidade para tomarem decisões que estão reprimidas. Se têm tendência a sofrer de ansiedade, nota-se que ficam menos receosas.
O Reiki aumenta a auto confiança e auto estima, faz diminuir a irritabilidade e a impaciência e dá o recetor energia para agir de forma tolerante para com os outros. O Reiki deixa que a raiva e o desgosto se libertem, depois de terem convivido connosco durante anos, anos, por vezes desde a infância. Os efeitos iniciais de carácter emocional, espiritual ou físico, podem ser imediatos ou manifestar-se entre 24 e 36 horas após o tratamento.
REIKI para Crianças
Pode haver casos em que seja adequado fazer-se reiki a crianças, sempre numa aplicação rápida, já que a situação não é de emergência mas, simplesmente de que a criança necessita de menos tempo. As aplicações nas crianças tanto podem ser destinadas ao próprio relaxamento, descontração e concentraçãoque leva a uma melhoria no seu comportamento tanto na escola como em casa, entre outras coisas.
Para ajudar a adormecer
Para quem tem problemas em adormecer, uma aplicação de quinze minutos todas as noites, antes de se deitar, pode fazer a diferença entre uma noite de insônia e uma noite bem dormida, dum sono só. Nos bebés ajuda sempre que a criança durma sossegada e mais relaxada.
Emergência e Primeiros Socorros
O Reiki pode ser aplicado em todos os casos de emergência, esteja-se perante uma emergência médica, perante uma situação de prestação de primeiros socorros ou ainda perante crises emocionais súbitas.
Neste contexto o Reiki constitui uma terapia valiosa, que não é alternativa para um tratamento médico, mas que o complementa.
REIKI para Doentes
A sensação de estar a ser tratado é uma das melhores que podemos proporcionar a alguém que esteja doente ou perto de deixar o mundo físico com paz em seu coração.
Nestes casos proporciona um alivio das dores e caso já não possua esperança de vida, ajuda a pessoa a aceitar a partida deste mundo.
REIKI para Animais
Pode canalizar diariamente para o seu animal de estimação, ajudando-o a manter a saúde geral e a felicidade. Antes do tratamento, passe alguns minutos e tranquilizá-lo e a acalmá-lo. Independente do tamanho, todas as criaturas se sentem atraídos por mãos com poder curativo. Ferimentos específicos podem ser rapidamente tratados e aliviados se colocar as mãos diretamente sobre o local afetado.
Chakra
A palavra Chakra é sânscrita e significa “roda”. No oriente, onde se conhecem os Chakras desde a antiguidade, dão-lhes nomes exóticos. Chakras são centros energéticos coloridos e redondos, responsáveis pelo fluxo energético no corpo. Tem como função principal absorver a energia universal, metabolizá-la. Alimentar nossa aura e, finalmente emitir energia ao exterior. Os Chakras são responsáveis por complexas e inúmeras funções no corpo humano.
É através dos Chakras que perdemos energia quando estamos em sofrimento físico e emocional, pois cada Chakra é um ponto coletor de uma determinada área de conflito e desenvolvimento. Os escritos antigos mencionam aproximadamente 88.000 Chakras. Isso significa que, no corpo humano não existe praticamente um ponto que não seja sensível energeticamente.
Os Chakras estabelecem-se nos canais energéticos; mais precisamente, na intersecção dos fluxosenergéticos conhecidos como meridianos. Cada Chakra tem uma cor relacionada com sua aura correspondente que deriva da freqüência da vibração do mesmo Chakra; cada qual vibra com um som (mantra) que corresponde uma nota musical e também se relaciona a um elemento natural (fogo, ar, água e terra). Na representação oriental os Chakras são vistos com um número variável de pétalas, como se fossem flores.
Resumindo cada Chakra tem a sua função e significado e está ligado a determinados órgãos que desempenham funções específicas no plano emocional, psíquico e espiritual.
![](file:///C:/Users/Joni/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
PRIMEIRO CHAKRA – Raiz – Base
Primeiro Chakra Básico ou Kundalini. Situa-se na base da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais, na cintura pélvica.
É o chakra da dimensão física do homem e rege a coluna vertebral. Ele contém o “fogo serpentino” que deve ser trabalhado com o auxílio de um terapeuta. Corresponde à energia física e vitalidade. Rege o sistema locomotor, as glândulas endócrinas, rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: assuntos relacionados ao mundo material, sucesso, sobrevivência e existência terrena, energia física. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranqüilidade, saúde, coragem, paciência.
Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver com baixa vibração, as seguintes características: raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, morte, dor, egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.
Os escritos antigos mencionam aproximadamente 88.000 Chakras. Isso significa que, no corpo humano não existe praticamente um ponto que não seja sensível energeticamente. A maior parte deles desempenha papéis secundários. Os Chakras trabalhados no Reiki são os sete principais e estão localizados da base da coluna ao topo da cabeça.
Dos sete Chakras principais, dois são simples, têm apenas um vórtice (acesso): o primeiro e o sétimo; enquanto os outros são duplos, apresentando vórtices anteriores e posteriores. A aura humana esta ligada a esses sete principais Chakras.
Para ajudar no processo do nosso desenvolvimento integral enquanto seres humanos é muito importante compreender que os chakras são para a nossa consciência, aberturas através das quais as forças emocionais, mentais e espirituais fluem na expressão física.
São aberturas através das quais se introduzem os nossos sistemas de crenças e atitudes, criando a nossa estrutura corpo/mente.
A energia criada pelas nossas emoções e atitudes mentais, circula através dos chakras e é distribuída às nossas células, tecidos e órgãos.
Compreender isto traz-nos um tremendo “insight” de como nós próprios afetamos o nosso corpo e mente, para melhor ou para pior. Compreender os chakras e a sua interligação com a nossa consciência, é compreendermos melhor a nós próprios. Esse entendimento torna-nos capazes de fazer as nossas escolhas e tomar as nossas decisões, com consciência e equilíbrio, em vez de sermos cegamente
influenciados pelas forças dispersas da vida.
O antigo ditado “Conhece-te a ti mesmo!” é ainda muito verdadeiro. Se conhecermos a nós próprios temos a possibilidade de realizarmos um trabalho consciente e produtivo de transformação das energias de quem nos procura para realizar um tratamento.
SEGUNDO CHAKRA – Esplênico – Umbigo
Segundo Chakra, Umbigo localiza-se na região do mesmo nome, esta aberto para frente, tendo também um vórtice posterior; é o Chakra da propagação da espécie e, portanto da reprodução. O Chakra da polaridade governa as ações relacionadas ao sexo.
Comanda a região da bexiga, rins e aparelho reprodutor. Rege o sistema reprodutor. Corresponde à criatividade e expressão sexual. Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, amor sexual / passional, movimento, assimilação de novas idéias, saúde, família, tolerância, abandono (entrega), trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.
Pode ainda manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver com baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objetivos, ciúme, ressentimentos, inveja, solidão, depressão, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.
TERCEIRO CHAKRA – Plexo Solar
Chakra que se localiza na região do diafragma, na boca do estômago, um pouco acima do estômago, ligeiramente à esquerda, esta aberto para frente, tendo também um vórtice posterior. Chakra que armazena as energias místicas e, é usado pelos médiuns os processos de materialização e produção de ectoplasma. Comanda o estômago, aparelho digestivo e sistema nervoso.
Corresponde ao poder pessoal e satisfação.
Representa a personalidade e estão ali concentradas as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da ação do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar.
O Terceiro Chakra é o que mais se relaciona com o nosso ego e por isso absorve muita energia dos dois primeiros Chakras. Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, paz e harmonia, auto-estima, controle do desejo, autocontrole, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade.
Pode também manifestar como qualidades negativas: tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiado ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, mentira, ódio, problemas digestivos.
QUARTO CHAKRA – Cardíaco – Coração
O Chakra cardíaco localiza-se na porção superior do peito, na região do coração, ligeiramente à esquerda; esta aberto para frente, tendo também um vórtice posterior.
No coração mora o amor incondicional. A doação sem troca. É o leito da compaixão, da amizade, da fraternidade. Neste chakra repousa o pulsar da alma. Conduz ao recolhimento e à gratidão a Deus. É o fiel da balança; o equilíbrio da vida, tal como a cor verde, que ocupa o centro do espectro solar visível.
Rege o coração e sistema circulatório, corresponde à compaixão e humanitarismo. Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: divino / incondicional amor. Perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo, união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento.
Pode manifestar, se a pessoa estiver funcionando com baixa vibração, como qualidades negativas, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, pânico, desilusão, depressão, problemas de coração e circulação.
QUINTO CHAKRA – Garganta – Laríngeo
Este Chakra localiza-se no meio da garganta, próximo da região designada como “pomo de Adão”, esta aberto para frente, tendo também um vórtice traseiro.
Domina a região da garganta e comanda a fala. Atua sobre o aparelho respiratório (pulmões, brônquios e alvéolos pulmonares; cordas vocais e esôfago).
É o mestre da comunicação, da palavra e do julgamento. Corresponde à comunicação/auto-expressão.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando com baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, fracasso, apatia, desespero, falta de discernimento, depressão e problemas da tireóide.
SEXTO CHAKRA – Frontal – 3º Olho
É o chakra do terceiro olho, da visão interna ou espiritual. Sua glândula associada é a hipófise e com os órgãos de visão e de crescimento. Sua cor é o índigo, e este chakra também está relacionado com a mente inconsciente. O Chakra frontal localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas, logo acima do nível dos olhos; esta aberto para frente, tendo também um vórtice traseiro.
Este Chakra representa a intuição, a vidência e a audiência no campo da paranormalidade.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: realização da alma, intuição, “insight”, imaginação; clarividência,oncentração, paz de espírito; sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de concentração, ganância, arrogância, tirania, medo, cinismo, tensão, dor de cabeça, problemas nos olhos, pesadelos e demasiado deslocamento deste mundo.
SÉTIMO CHAKRA – Coronário – Chakra da Coroa
O chakra do topo da cabeça, esta aberto para cima com um único vórtice. Está relacionado com a mente super consciente, com o Eu Superior e/ou com Deus. É o portão de entrada das energias superiores. Sua cor é a luz branca, violeta, prata e dourada. Está relacionado com a glândula pineal e com o cérebro. É o Chakra mais importante, e é o elo entre a mente espiritual e a mente física, relacionando-se com o nosso ser completo e com a realidade cósmica.
Indica como qualidades positivas e lições a aprender: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. E ainda, idealismo, serviço voluntário (desinteressado), percepção além espaço e tempo e conformidade de consciência.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de inspiração, fobias, neuroses, histeria, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.
A palavra Chakra é sânscrita e significa “roda”. No oriente, onde se conhecem os Chakras desde a antiguidade, dão-lhes nomes exóticos. Chakras são centros energéticos coloridos e redondos, responsáveis pelo fluxo energético no corpo. Tem como função principal absorver a energia universal, metabolizá-la. Alimentar nossa aura e, finalmente emitir energia ao exterior. Os Chakras são responsáveis por complexas e inúmeras funções no corpo humano.
É através dos Chakras que perdemos energia quando estamos em sofrimento físico e emocional, pois cada Chakra é um ponto coletor de uma determinada área de conflito e desenvolvimento. Os escritos antigos mencionam aproximadamente 88.000 Chakras. Isso significa que, no corpo humano não existe praticamente um ponto que não seja sensível energeticamente.
Os Chakras estabelecem-se nos canais energéticos; mais precisamente, na intersecção dos fluxosenergéticos conhecidos como meridianos. Cada Chakra tem uma cor relacionada com sua aura correspondente que deriva da freqüência da vibração do mesmo Chakra; cada qual vibra com um som (mantra) que corresponde uma nota musical e também se relaciona a um elemento natural (fogo, ar, água e terra). Na representação oriental os Chakras são vistos com um número variável de pétalas, como se fossem flores.
Resumindo cada Chakra tem a sua função e significado e está ligado a determinados órgãos que desempenham funções específicas no plano emocional, psíquico e espiritual.
![](file:///C:/Users/Joni/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
PRIMEIRO CHAKRA – Raiz – Base
Primeiro Chakra Básico ou Kundalini. Situa-se na base da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais, na cintura pélvica.
É o chakra da dimensão física do homem e rege a coluna vertebral. Ele contém o “fogo serpentino” que deve ser trabalhado com o auxílio de um terapeuta. Corresponde à energia física e vitalidade. Rege o sistema locomotor, as glândulas endócrinas, rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: assuntos relacionados ao mundo material, sucesso, sobrevivência e existência terrena, energia física. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranqüilidade, saúde, coragem, paciência.
Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver com baixa vibração, as seguintes características: raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, morte, dor, egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.
Os escritos antigos mencionam aproximadamente 88.000 Chakras. Isso significa que, no corpo humano não existe praticamente um ponto que não seja sensível energeticamente. A maior parte deles desempenha papéis secundários. Os Chakras trabalhados no Reiki são os sete principais e estão localizados da base da coluna ao topo da cabeça.
Dos sete Chakras principais, dois são simples, têm apenas um vórtice (acesso): o primeiro e o sétimo; enquanto os outros são duplos, apresentando vórtices anteriores e posteriores. A aura humana esta ligada a esses sete principais Chakras.
Para ajudar no processo do nosso desenvolvimento integral enquanto seres humanos é muito importante compreender que os chakras são para a nossa consciência, aberturas através das quais as forças emocionais, mentais e espirituais fluem na expressão física.
São aberturas através das quais se introduzem os nossos sistemas de crenças e atitudes, criando a nossa estrutura corpo/mente.
A energia criada pelas nossas emoções e atitudes mentais, circula através dos chakras e é distribuída às nossas células, tecidos e órgãos.
Compreender isto traz-nos um tremendo “insight” de como nós próprios afetamos o nosso corpo e mente, para melhor ou para pior. Compreender os chakras e a sua interligação com a nossa consciência, é compreendermos melhor a nós próprios. Esse entendimento torna-nos capazes de fazer as nossas escolhas e tomar as nossas decisões, com consciência e equilíbrio, em vez de sermos cegamente
influenciados pelas forças dispersas da vida.
O antigo ditado “Conhece-te a ti mesmo!” é ainda muito verdadeiro. Se conhecermos a nós próprios temos a possibilidade de realizarmos um trabalho consciente e produtivo de transformação das energias de quem nos procura para realizar um tratamento.
SEGUNDO CHAKRA – Esplênico – Umbigo
Segundo Chakra, Umbigo localiza-se na região do mesmo nome, esta aberto para frente, tendo também um vórtice posterior; é o Chakra da propagação da espécie e, portanto da reprodução. O Chakra da polaridade governa as ações relacionadas ao sexo.
Comanda a região da bexiga, rins e aparelho reprodutor. Rege o sistema reprodutor. Corresponde à criatividade e expressão sexual. Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, amor sexual / passional, movimento, assimilação de novas idéias, saúde, família, tolerância, abandono (entrega), trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.
Pode ainda manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver com baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objetivos, ciúme, ressentimentos, inveja, solidão, depressão, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.
TERCEIRO CHAKRA – Plexo Solar
Chakra que se localiza na região do diafragma, na boca do estômago, um pouco acima do estômago, ligeiramente à esquerda, esta aberto para frente, tendo também um vórtice posterior. Chakra que armazena as energias místicas e, é usado pelos médiuns os processos de materialização e produção de ectoplasma. Comanda o estômago, aparelho digestivo e sistema nervoso.
Corresponde ao poder pessoal e satisfação.
Representa a personalidade e estão ali concentradas as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da ação do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar.
O Terceiro Chakra é o que mais se relaciona com o nosso ego e por isso absorve muita energia dos dois primeiros Chakras. Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, paz e harmonia, auto-estima, controle do desejo, autocontrole, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade.
Pode também manifestar como qualidades negativas: tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiado ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, mentira, ódio, problemas digestivos.
QUARTO CHAKRA – Cardíaco – Coração
O Chakra cardíaco localiza-se na porção superior do peito, na região do coração, ligeiramente à esquerda; esta aberto para frente, tendo também um vórtice posterior.
No coração mora o amor incondicional. A doação sem troca. É o leito da compaixão, da amizade, da fraternidade. Neste chakra repousa o pulsar da alma. Conduz ao recolhimento e à gratidão a Deus. É o fiel da balança; o equilíbrio da vida, tal como a cor verde, que ocupa o centro do espectro solar visível.
Rege o coração e sistema circulatório, corresponde à compaixão e humanitarismo. Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: divino / incondicional amor. Perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo, união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento.
Pode manifestar, se a pessoa estiver funcionando com baixa vibração, como qualidades negativas, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, pânico, desilusão, depressão, problemas de coração e circulação.
QUINTO CHAKRA – Garganta – Laríngeo
Este Chakra localiza-se no meio da garganta, próximo da região designada como “pomo de Adão”, esta aberto para frente, tendo também um vórtice traseiro.
Domina a região da garganta e comanda a fala. Atua sobre o aparelho respiratório (pulmões, brônquios e alvéolos pulmonares; cordas vocais e esôfago).
É o mestre da comunicação, da palavra e do julgamento. Corresponde à comunicação/auto-expressão.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando com baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, fracasso, apatia, desespero, falta de discernimento, depressão e problemas da tireóide.
SEXTO CHAKRA – Frontal – 3º Olho
É o chakra do terceiro olho, da visão interna ou espiritual. Sua glândula associada é a hipófise e com os órgãos de visão e de crescimento. Sua cor é o índigo, e este chakra também está relacionado com a mente inconsciente. O Chakra frontal localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas, logo acima do nível dos olhos; esta aberto para frente, tendo também um vórtice traseiro.
Este Chakra representa a intuição, a vidência e a audiência no campo da paranormalidade.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: realização da alma, intuição, “insight”, imaginação; clarividência,oncentração, paz de espírito; sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de concentração, ganância, arrogância, tirania, medo, cinismo, tensão, dor de cabeça, problemas nos olhos, pesadelos e demasiado deslocamento deste mundo.
SÉTIMO CHAKRA – Coronário – Chakra da Coroa
O chakra do topo da cabeça, esta aberto para cima com um único vórtice. Está relacionado com a mente super consciente, com o Eu Superior e/ou com Deus. É o portão de entrada das energias superiores. Sua cor é a luz branca, violeta, prata e dourada. Está relacionado com a glândula pineal e com o cérebro. É o Chakra mais importante, e é o elo entre a mente espiritual e a mente física, relacionando-se com o nosso ser completo e com a realidade cósmica.
Indica como qualidades positivas e lições a aprender: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. E ainda, idealismo, serviço voluntário (desinteressado), percepção além espaço e tempo e conformidade de consciência.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de inspiração, fobias, neuroses, histeria, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.
adorei teu blog muito intersante e acredite de grande valia para mim no momento muito obrigado pelo auxilio
ResponderExcluirbjsss Simoni